PASSEIOS PELOS LENÇOIS MARANHENSES

Trekking nos Lençois Maranhenses

Mobirise

De 1 a 6 dias

Uma das travessias mais bonitas do Brasil para quem busca paisagens intocadas e inabitáveis é, sem dúvidas, o Trekking no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), tendo como principal porta de entrada a cidade de Barreirinhas, no Maranhão. Considerada por muitos como uma das travessias mais fascinantes das Américas, o roteiro atrai viajantes e mochileiros em todo o mundo, que se apaixonam pelos encantos da região.

Desbravar as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses é uma grande superação, já que a travessia exige certo esforço físico e pode ser dificultosa para algumas pessoas, mas podemos afirmar que nesse cenário de contemplação todo o esforço é compensador.

Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
  1. Algumas complexidades exigem tais cuidados, já que o Parque dos Lençóis contam com um imenso espaço territorial – são aproximadamente 155 mil hectares de dunas cheio de lagoas nos meses de abril a meados de setembro, podendo ir até o final de outubro, conforme a quantidade de chuvas que caírem no período. Além disso, o sol é fator impactante na travessia, devendo o turista ter sempre protetor solar em mãos e fazer uso de roupas de proteção UV durante boa parte da caminhada, juntamente com boné e óculos. Em um dos extremos, uma imensidão de areia beirada por um litoral com 70 km de extensão contorna as dunas que podem chegar a 50 metros de altura. A paisagem é colossal, com formato geográfico único. Além do que, com o forte vento da região as dunas movem de lugar diariamente. A paisagem de um ano anterior nunca é a mesma no ano subsequente. Dessa maneira, apenas o guia local é capaz de se localizar em um ambiente tão inóspito com mudanças frequentes no cenário.
  2. O trekking pode ser feito partindo de diferentes pontos de Barreirinhas e das lagoas que são feitos alguns dos principais passeios da cidade. Além do mais, o turista tem a opção de caminhar nos períodos de 1 a 6 dias de trekking. De acordo com o roteiro escolhido, o passeio pode sair no período da manhã ou tarde em caminhonetes compartilhadas que fazem o passeio para as principais lagoas do parque e, de lá, o trekking tem seu início. 
  3. Nossa recomendação é que o trekking seja feito partindo de madrugada, para evitar boa parte do sol que se faz durante o dia. Nesse caso, não haveria o carro compartilhado, devendo o viajante fazer a contratação do transporte de forma privativa de Barreirinhas até o ponto inicial do trekking. Dependendo do local de início do trekking, a trilha de carro até o ponto inicial pode durar 30 minutos, que seria partindo de Barreirinhas até a Lagoa Azul ou 50 minutos de carro, se o viajante partir de Barreirinhas até a Lagoa Bonita. As lagoas Azul e Bonita são alguns dos pontos de partida do trekking. 
  4. Há também a possibilidade do viajante sair de Barreirinhas até a praia de Atins, via carro privativo, lancha privativa ou compartilhada. Atins é uma vila de pescadores pertencente ao município de Barreirinhas, famosa pelos fortes ventos e por ser um local propício para a prática do kitesurf, esporte que vem se desenvolvendo e marcando presença na localidade há alguns anos, inclusive com o rally dos ventos, evento de grande porte realizado pela Red Bull na praia de Atins e também nas lagoas que envolvem essa região.

PASSEIOS PELOS LENÇOIS MARANHENSES

Roteiros via Lagoas Azul e Bonita

Mobirise

Canto de Atins Vila de Atins.

Percurso total de caminhada: 20 km - Roteiro de um dia

Saída para o passeio no carro coletivo a partir das 09:00 am em direção à Lagoa Azul. Chegada na Lagoa Azul por volta das 10:00 am. A caminhada tem seu início na Lagoa Azul, parando em determinados momentos para banho e descanso nas diversas lagoas do parque. Dependendo do ritmo de caminhada e paradas, o horário estimado da chegada em Canto de Atins para o almoço é às 14:00 pm. Lá o turista tem a estrutura de restaurante e redário, podendo descansar após o almoço. Por volta das 16:00 pm, a caminhada se inicia novamente, partindo para a última duna do canto de Atins para apreciar o final da tarde. Após o fim de tarde, a caminhada tem seu término no povoado de Atins, por volta das 19:00 h.

Mobirise

Lagoa Bonita

Percurso total de caminhada: 10 km - Roteiro de um dia

Saída para o passeio no carro coletivo a partir das 09:00 am em direção à Lagoa Azul. Chegada na Lagoa Azul por volta das 10:00 am.

A caminhada tem seu início na Lagoa Azul, parando em determinados momentos para banho e descanso nas diversas lagoas do parque. Dependendo do ritmo de caminhada e paradas, chegaremos na Lagoa Bonita por volta das 17:00 pm, para contemplar o final da tarde e pegar o carro coletivo de volta à Barreirinhas por volta das 18:00 pm.

Roteiro de dois dias e uma noite

Lagoa Bonita – Oásis Baixa Grande Bonzinho e Atins

Total do percurso de Trekking – 35 km

Saída de Barreirinhas a partir das 3:00 am em veículo 4×4 particular. Chegada na Lagoa Bonita prevista para 4:00 am. Da Lagoa Bonita, tem-se o início da caminhada até o Oásis Baixa Grande. Dependendo do ritmo de caminhada, o horário previsto para chegada é às 11:00 a m, sendo que o percurso do primeiro dia de trekking é de 20 km. Parada para descanso, almoço e janta no Oásis Baixa Grande, onde há um ponto de apoio de casa de nativos feita de taipa e palha da palmeira buriti, típica da região, com redários no interior das casas. O ambiente é bem simples, possuindo apenas energia solar e gerador movido a diesel, ligados entre às 18:00 h e 21:00 pm para recarga de dispositivos de energia. Pernoite no Oásis e saída após o café da manhã, por volta das 7:00 am em direção ao Bonzinho, ponto pertencente a praia deserta anexa aos Lençóis. O percurso de caminhada até o Bonzinho são de 15 km, percorridos em 5 horas de trekking. Do Bonzinho, é necessário fazer a contratação de um carro particular até a praia de Atins, tendo a chegada prevista por volta das 13:30 pm, dando fim ao trekking e possibilitando o turista aproveitar a praia no período da tarde.

Roteiro de dois dias e uma noite

Lagoa Bonita – Baixa Grande
Povoado Sucuruju

Saída de Barreirinhas a partir das 3:00 am em veículo 4×4 particular. Chegada na Lagoa Bonita prevista para 4:00 am. Da Lagoa Bonita, tem-se o início da caminhada até o Oásis Baixa Grande. Dependendo do ritmo de caminhada, o horário previsto para chegada é às 11 da manhã, sendo que o percurso do primeiro dia de trekking é de 20 km. Parada para descanso e almoço no Oásis Baixa Grande, onde há casa de nativos que funcionam como pontos de apoio com redário, sendo que as casas são feitas de taipa e palha da palmeira buriti, típica da região. O ambiente é bem simples, possuindo apenas energia solar e gerador movido a diesel, ligados entre 18:00 e 21:00 pm para recarga de dispositivos de energia. Pernoite no Oásis e saída após o café da manhã, por volta das 5:00 am em direção ao povoado Sucuruju, percorrendo 15 km, com duração entre 5 e 6 horas de caminhada. Do povoado Sucuruju, o turista segue em direção a BR 402, podendo ir a São Luís ou retornar para Barreirinhas.

Roteiro 3 dias e 2 noites

Lagoa Bonita – Baixa Grande – Queimada dos Britos – Rio Negro – Atins

Total do percurso de trekKing – 47 km

Saída de Barreirinhas a partir das 3:00 am em veículo 4×4 particular. Chegada na Lagoa Bonita prevista para 4:00 am. Da Lagoa Bonita, tem-se o início da caminhada até o Oásis Baixa Grande. Dependendo do ritmo de caminhada, o horário previsto para chegada é as 11: am, sendo que o percurso do primeiro dia de trekking é de 20 km. Parada para descanso, almoço e janta no Oásis Baixa Grande, casa de nativos feita de taipa e palha da palmeira buriti, típica da região e que funciona como ponto de apoio com redário. O ambiente é bem simples, possuindo apenas energia solar e gerador movido a diesel, ligados entre 18:00 e 21:00 pm apenas para recarga de dispositivos de energia. Pernoite no Oásis e saída após o café da manhã, por volta das 7:00 am em direção ao segundo Oásis, Queimada dos Britos. O percurso de caminhada de Baixa Grande até Queimada dos Britos é de 12km, percorridos em 4 horas, parando nas lagoas do trajeto para banho e descanso, chegando para almoço no Oásis Queimada dos Britos por volta de 11:00 am. Pernoite em redes e, no dia seguinte após o café da manhã, que inicia as 5:00 am, tem-se início novamente a caminhada até o Rio Negro, percorrendo 15 km de caminhada feitos em cerca de 6 horas, chegando no Rio Negro por volta das 11:00 am, dependendo do ritmo de caminhada. De lá, pegamos o veículo 4×4 até a praia de Atins, onde o turista pode aproveitar a praia durante o período da tarde.

Roteiro 3 dias e 2 noites

Lagoa Bonita – Baixa Grande – Queimada dos Britos – Betânia (De Betânia carro particular até a rodovia BR 402. De lá, pegar outro transporte para São Luís)

Tempo Total do Percurso de trekking – 49 km

Saída de Barreirinhas a partir das 3:00 am em veículo 4×4 particular. Chegada na Lagoa Bonita prevista para 4:00 am. Da Lagoa Bonita, tem-se o início da caminhada até o Oásis Baixa Grande. Dependendo do ritmo de caminhada, o horário previsto para chegada é as 11:00 am, sendo que o percurso do primeiro dia de trekking é de 20 km. Parada para descanso e almoço no Oásis Baixa Grande, onde há casa de nativos feita de taipa e palha da palmeira buriti, típica da região, que funcionam como ponto de apoio com redário. O ambiente é bem simples, possuindo apenas energia solar e gerador movido a diesel, ligados entre 18:00 e 21:00 pm para recarga de dispositivos de energia. Pernoite no Oásis e saída após o café da manhã, por volta das 7:00 pm em direção ao segundo Oásis, Queimada dos Britos. O percurso de caminhada de Baixa Grande até Queimada dos Britos é de 12km, percorridos em 4 horas, parando nas lagoas do trajeto para banho e descanso, chegando para almoço no Oásis Queimada dos Britos por volta de 11:00 am. Pernoite em redes e, no dia seguinte, após o café da manhã, que inicia às 4:00 am, tem-se o início da caminhada para o povoado Betânia, com duração entre 6 e 7 horas dependendo do ritmo de caminhada, percorrendo um total de 17 km, chegando em Betânia entre 10:00 e 11:00 am, parando para o almoço no restaurante Betânia e, de lá, seguindo para a BR 402 em veículo 4×4 até a rodovia, para em seguida partir para São Luís ou Barreirinhas.

Roteiro 4 dias e 3 noites

Lagoa Bonita – Baixa Grande – Queimada dos Britos – Betânia – Santo Amaro

Total do percurso de trekking – 59 Km

Saída de Barreirinhas a partir das 3:00 am em veículo 4×4 particular. Chegada na Lagoa Bonita prevista para 4 da manhã. Da Lagoa Bonita, tem-se o início da caminhada até o Oásis Baixa Grande. Dependendo do ritmo de caminhada, o horário previsto para chegada é as 11:00 am, sendo que o percurso do primeiro dia de trekking é de 20 km. Parada para descanso e almoço no Oásis Baixa Grande, casa de nativos feita de taipa e palha da palmeira buriti, típica da região, ponto de apoio com redário. O ambiente é bem simples, possuindo apenas energia solar e gerador movido a diesel, ligados entre 18:00 e 21:00 pm apenas no início da noite para recarga de dispositivos de energia. Pernoite no Oásis e saída após o café da manhã, por volta das 7:00 am em direção ao segundo Oásis, Queimada dos Britos. O percurso de caminhada de Baixa Grande até Queimada dos Britos é de 12km, percorridos em 4 horas, parando nas lagoas do trajeto para banho e descanso, chegando para almoço no Oásis Queimada dos Britos por volta de 11:00 am. Pernoite em redes e, no dia seguinte após o café da manhã, que inicia às 4:00 am, tem-se o início da caminhada para o povoado Betânia, com duração entre 6 e 7 horas dependendo do ritmo de caminhada, percorrendo um total de 17 km, chegando em Betânia entre 10:00 e 11:00 am, parando para o almoço no restaurante. No dia seguinte após o café, que é servido às 5:00 am, iniciamos o trajeto até Santo Amaro, que é de 10 km percorridos em 3 horas de caminhada.

PASSEIOS PELOS LENÇOIS MARANHENSES

Roteiros via Praia de Atins

Roteiro 2 dias e uma noite

Atins – Canto de Atins – Lagoa Azul

Total do percurso de trekking – 25 km

Saída de Barreirinhas de lancha entre 08:00 ou 9:00 am nas lanchas convencionais de passeio ou por volta das 11:00 am em lancha regular de linha. O tempo de viagem da avenida Beira Rio até a praia de Atins é de 1 hora.

Chegando em Atins, o trekking já tem seu início pela beira da praia, parando por um breve período para banho e fotos. Por volta das 16:00 pm, o guia segue o trekking até o canto de Atins, passando por dunas e lagoas em 10 km de caminhada, percorridos de acordo com o ritmo de trekking em 5 horas. Após o pôr do sol, o viajante vai se estabelecer nos restaurantes para o jantar e, em seguida, dormir em redário que é o mais comum ou quarto, caso haja disponibilidade. No dia seguinte, por volta das 5:00 am, após o café, a caminhada inicia novamente até a Lagoa Azul, percorrendo 15 km em cerca de 5 a 6 horas de trekking, dependendo do ritmo de caminhada, parando em lagoas para o descanso. Ao chegar na Lagoa Azul, o viajante deverá pegar um carro para retornar à Barreirinhas.

Roteiro 3 dias e duas noites

Atins – Canto de Atins – Bonzinho – Baixa Grande – Lagoa Bonita

Total do percurso de trekking – 43 km

Saída de Barreirinhas de lancha entre 08:00 ou 9:00 am nas lanchas convencionais de passeio ou por volta das 11:00 am em lancha regular de linha. O tempo de viagem da avenida Beira Rio até a praia de Atins é de 1 hora.

Chegando em Atins, o trekking já tem seu início pela beira da praia, parando por um breve período para banho e fotos. Por volta das 16:00 pm, o guia segue o trekking até o canto de Atins, passando por dunas e lagoas em 10 km de caminhada, percorridos de acordo com o ritmo de trekking em 5 horas. Após o pôr do sol, o viajante vai se estabelecer nos restaurantes para o jantar e, em seguida, dormir em redário, que é o mais comum ou quarto, caso haja disponibilidade.

No dia seguinte, após o café, às 5:00, o carro 4×4 faz o translado de 8 km de Canto de Atins até o Bonzinho, ponto de início da caminhada até a comunidade de Baixa Grande. O percurso do Bonzinho até a Baixa Grande é de 13 km, feito em 4 horas. Parada em Baixa Grande para almoço e jantar. No dia seguinte, café por volta das 4:00 am e, após o café, início do trekking de Baixa Grande até Lagoa Bonita, percorrendo 20 km em 6 horas de caminhada, parando em dunas e lagoas para banho e descanso. Ao chegar na Lagoa Bonita retorno para Barreirinhas em carro 4×4.

Roteiro 4 dias e 3 noites

Atins – Canto de Atins – Bonzinho – Baixa Grande – Queimada dos Britos – Betânia – Santo Amaro

Percurso Total de Trekking – 62 km

Saída de Barreirinhas de lancha entre 08:00 ou 9:00 am, nas lanchas convencionais de passeio ou por volta das 11:00 am em lancha regular de linha. O tempo de viagem da avenida Beira Rio até a praia de atins é 1 hora.

Chegando em Atins, o trekking já tem seu início pela beira da praia, parando por um breve período para banho e fotos. Por volta das 16:00 pm, o guia segue o trekking até o canto de Atins, passando por dunas e lagoas em 10 km de caminhada, percorridos de acordo com o ritmo de trekking em 5 horas. Após o pôr do sol, o viajante vai se estabelecer nos restaurantes para o jantar e, em seguida, dormir em redário, que é mais comum ou quarto, caso haja disponibilidade.

No dia seguinte, após o café, às 5:00 am, o carro 4×4 faz o translado de 8 km de canto de atins até o Bonzinho, ponto de início da caminhada até a comunidade de Baixa Grande. O percurso do Bonzinho até a Baixa Grande é de 13 km, feito em 4 horas. Parada em Baixa Grande para almoço e jantar. No dia seguinte, café por volta das 7:00 am e, após o café, início do trekking de Baixa Grande até Queimada dos Britos, percorrido em 12 km de caminhada em 4 horas. Parada em Queimada dos Britos para almoço, descanso e dormida. No dia seguinte, o café é servido as 4:00 am e, após o café, tem início o trekking de Queimada dos Britos até o povoado Betânia, com trajeto de 17 km percorridos entre 5 e 6 horas de caminhada dependendo do ritmo. Parada em Betânia para almoço e, a partir das 15:00 pm tem iníco a caminhada até Santo Amaro, percorrendo 10 km em cerca de 3 horas, chegando em Santo Amaro no início da noite.

Roteiro 6 dias e 5 noites

Atins – Canto de Atins – Baixa Grande – Queimada dos Britos – Betânia –Ponta Verde – Travosa- Santo Amaro

Saída de Barreirinhas de lancha entre 08:00 ou 9:00 am, nas lanchas convencionais de passeio ou por volta das 11:00 am em lancha regular de linha. O tempo de viagem da avenida Beira Rio até a praia de Atins é 1 hora.

Chegando em Atins, o trekking já tem seu início pela beira da praia, parando por um breve período para banho e fotos. Por volta das 16:00 pm, o guia segue o trekking até o Canto de Atins, passando por dunas e lagoas em 10 km de caminhada, percorridos de acordo com o ritmo de trekking em 5 horas. Após o pôr do sol, o viajante vai se estabelecer nos restaurantes para o jantar e, em seguida dormir em redário ou quarto, caso haja disponibilidade.

No dia seguinte, após o café, as 5:00 am, o carro 4×4 faz o translado de 8 km de Canto de Atins até o Bonzinho, ponto de início da caminhada até a comunidade de Baixa Grande. O percurso do Bonzinho até a Baixa Grande é de 13 km, feito em 4 horas. Parada em Baixa Grande para almoço, jantar e dormida. No dia seguinte, café por volta das 7 h da manhã e, após o café, início do trekking de Baixa Grande até Queimada dos Britos, percorrendo 12 km de caminhada em 4 horas. Parada no Oásis Queimada dos Britos para almoço, descanso e dormida. No dia seguinte, o café é servido as 4:00 am e, após o café, tem início o trekking de Queimada dos Britos até o Povoado Betânia, com trajeto de 17 km percorridos entre 5 e 6 horas de caminhada, dependendo do ritmo. Parada em Betânia para almoço, janta e dormida. No dia seguinte, café servido às 04:00 am. Após o café tem-se início o trekking para a comunidade Ponta Verde, percorrendo 20km de caminhada entre 7 e 8 horas até a chegada para o almoço na comunidade Ponta
Verde. Parada em Ponta Verde para Almoço, janta e dormida. No dia seguinte, café da manhã às 4:00 am. Em seguida, tem-se início o trekking para Travosa, percorrendo 17 km em 6 horas de caminhada. Chegando em Travosa, pausa pra o almoço e aproveitar a praia. Logo depois o transfer 4×4 conduz o viajante para Santo Amaro ou até a BR para São Luís. 

Hostel Lençóis Park – Sua escolha em Barreirinhas – MA

Faça sua reserva

Meios de pagamentos

Aceitamos os cartões:

  • Visa
  • Master Card
  • American Express
  • Pay Pal
  • Diners Club
  • Discover
  • Bitcoin
  • Western Union
  • JCB

Fale conosco

hostellencoispark@gmail.com

+55 98 99197-6012

Faça parte

Hostel Lençóis Park - Tv. Trinta e Um de Março, Barreirinhas - MA, 65590-000



Siga-nos em nossas redes sociais

Nossa Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos Lençois.

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados para HOSTEL LENÇÓIS PARK